Friday, November 16, 2007

100 filmes essenciais

A revista Bravo! lançou um especial que junta duas coisas que eu adoro: listas e filmes. O especial 100 Filmes Essenciais traz uma relação de películas que mudaram a história da sétima arte. Talvez os cinéfilos mais acalorados tenham milhares de críticas para a lista. Fiz minhas contas e já assisti 49. Claro que faltaram produções. Vários filmes que eu acho maravilhosos ficaram de fora. Ah? Mas quer saber? Não importa. Todos os filmes da lista, estão lá por alguma razão. E, mesmo que seja para poder falar mal de alguns, decidi que vou assistir todos.
No último final de semana, por exemplo, já risquei mais três da lista vendo A General e Ladrões de Bicicleta, A felicidade não se compra. O primeiro é uma comédia de cinema mudo que, admito, comecei a ver só para "riscar da lista" mas me surpreendeu positivamente com algumas tiradas engraçadas e bem produzidas. Ladrões é um filme sofrido e tocante que se passa na pobre Itália do pós-guerra. Mas desses três o que mais me emocionou foi A felicidade não se compra.
O diretor Frank Capra mostra que é mesmo um gênio. Consegue transformar um filme que podia ser apenas mais um história boba de Natal, em um tocante clássico de fazer qualquer pessoa chorar. E não estou falando de mim, não (sei que eu não conto como referência na hora de chorar). Mas vi muito homem forte derramar algumas boas lágrimas no emocionate final do filme.

4 comments:

s. said...

Ah só te achei hoje! Mas já está devidamente linkada. E depois brigo contigo por ter consumido uma parte substanciosa da minha manhã-de-pseudo-trabalho-em-feriado lendo seus posts antigos. Ainda bem que eu te achei! beijos, roomie

Di Giacomo said...

"Muito homem forte" heheheh

Ana Alice said...

hey, você! Já ensaiei vários coments aqui, mas sempre dá pau no micro ou o chefe chega, hahahaha... cinema está no meu Top 5, e chorar pra mim também é regra. Meu, achei o blog a tua cara! Parabéns pelos textos! beijão!

Anonymous said...

tu tá trabalhando muito!!! quero posts novos ;)