Sunday, October 14, 2007

Rock do bem


Bono Vox não é o único roqueiro preocupado em defender boas causas. Aliás, está longe disso. Vários ídolos aproveitam sua fama para lutar por justiça e um mundo melhor. A banda americana System of a Down está nesta lista de músicos engajados.

Um dos filmes que participa da Perspectiva Internacional da 31ª Mostra prova isso. O documentário Screamers, da diretora Carla Garapedian, mostra a luta dos integrantes do System of a Down para que os governos americano e inglês reconheçam o genocídio feito contra o povo armênio em 1915. O massacre, que matou cerca de 1,5 milhão de pessoas, é até hoje negado pela Turquia.

O filme acompanha essa campanha e uma turnê da banda - toda formada por descendentes de armênios -, além de discutir outros genocídios da história, como o Holocausto e os que aconteceram em Ruanda, Bósnia, Iraque e o que vem ocorrendo em Darfur.

Durante os 91 minutos de filme, são mostradas cenas chocantes de crimes cruéis contra a humanidade, tristes histórias de sobreviventes e análises de políticos, historiadores e outros especialistas sobre os massacres.

Saí da sessão para a imprensa do filme com um peso nas costas e aquele sensação de que é preciso fazer alguma coisa para que as pessoas parem de sofrer em vão. Espero que esse filme cause a mesma impressão em mais pessoas.

1 comment:

Di Giacomo said...

Deixei meu blog mais bonitinho agora...