Saturday, September 01, 2007

À vida adulta! Tim-tim!

Talvez eu devesse ter pensando um pouco mais antes de ir embora. Agora em casa vejo o relógio trocar de 00:59 para 01:00 e penso que é muito cedo para estar em casa, especialmente num sábado à noite.
Mas a verdade é que meu corpo já não é mais o mesmo de uns anos atrás. Nem minha vida, na verdade. Faço plantão sábado de tarde e não tenho mais a mesma força para beber num bar com amigos do meu namorado – que, vá lá, não é o convite mais tentador do universo.
O problema é minha mente. Ela ainda não está acostumada com esse corpo adulto. Ainda penso como uma adolescente e queria ter a força que tinha aos 20 anos. O papo é nostálgico e brega, eu sei. Ainda mais porque tenho só 25. Mas a verdade é que meu pique mudou. Especialmente nesse último ano, com a vida em São Paulo, com o trabalho recheado de horas extras, plantões e cobranças. Não tenho cabelos brancos, mas tenho dores nas costas e na cabeça.
Quando estava no bar, há quinze minutos atrás, tudo com que eu sonhava era com uma cama para me estirar, num quarto devidamente escurecido com luzes apagas e monitor do computador desligado, somente reproduzindo um calmo jazz para me relaxar.
Mas agora estou aqui. Sem sono, pensando em todos os jovens adultos que estão por aí, ainda com forças para beber sem sentir o peso da vida adulta, por mais que a vivam. Ano passado eu era assim, poxa. Fazia todas as festas e acordava no dia seguinte para trabalhar, sem reclamar nem pestanejar. Por que será que agora meu corpo pede socorro e eu bocejo numa mesa de bar, mesmo que esteja em frente a uma skol gelada e batendo um papo simpático?
Eis que eu ergo, comigo mesma, um brinde à vida adulta – com um copo de água, claro, já que a cerveja ficou lá, na agora distante, mesa de bar. Bem vinda à vida das dores nas costas, do cansaço e do trabalho chato. E mais do que nunca, bem vinda à vida que, muitas vezes, a diversão está em chegar em casa o mais rápido possível – e não em sair de casa e para voltar o mais tão tarde quanto os bares estiverem abertos.

No comments: